1.230,000,000 (Fev 2017), é este o número de utilizadores ativos por dia no Facebook.
O marketing digital mudou radicalmente durante a última década. Há dez anos, o Facebook passou de uma plataforma reservada a estudantes universitários para uma plataforma à qual todos podem aceder. As páginas de perfil tinham um aspeto totalmente diferente e os “Feeds de Notícias” e “Cronologias” não existiam.
Avancemos para os dias de hoje. Não só o Facebook utiliza agora algoritmos a fim de filtrar aquilo que você achará mais interessante, como também inclui oportunidades para empresas, onde elas podem utilizar a plataforma como veículo publicitário para os utilizadores.
Se ainda está na dúvida sobre um eventual investimento em Anúncios no Facebook, e se permanece hesitante sobre se este é o sítio correto para aplicar o seu orçamento de marketing, consulte abaixo as seis razões principais que justificam o fato de este ser um investimento inteligente para o seu negócio.
Com os seus 1.23 mil milhões de utilizadores diários e 1.86 mil milhões de utilizadores mensais, o Facebook é um dos websites mais populares no mundo. O que significa que a publicidade do Facebook cria uma oportunidade extremamente valiosa para as empresas, através da qual podem surgir diante dos potenciais clientes presentes no Facebook.
Enquanto outras redes sociais, como o Instagram, o Pinterest, o Twitter e o Snapchat têm conquistado popularidade ao longo dos anos, o Facebook é ainda o rei no que diz respeito a este meio. De fato, o Facebook tem mais do dobro de utilizadores adultos online de que qualquer outra plataforma.
O outro aspeto-chave a considerar em relação aos utilizadores do Facebook é que eles cobrem todas as faixas etárias. Apesar de o grupo etário mais popular no Facebook ser aquele que se situa entre os 18-29 anos de idade, com uma taxa de utilizadores de 88%, a diferença para as faixas etárias mais velhas é residual.
Em 2016, 84% das pessoas na faixa etária dos 30-40 anos e 72% daqueles inseridos na faixa que consagra os 50-64 anos de idade utilizaram o Facebook. Até mesmo o grupo etário +65 apresentou uma taxa de 62% de utilização.
Resumindo, qualquer tipo de cliente que queira atrair está presente no Facebook. O que significa que pode aproveitar a sua popularidade para a sua publicidade.
O desafio que se coloca quando se tem acesso a tantos utilizadores é garantir que os seus anúncios encontram os seus potenciais clientes.
Felizmente, a publicidade do Facebook permite-lhe dirigir-se com precisão ao público para o qual o seu anúncio se destina. Poderá utilizar as seguintes opções de segmentação:
Pode até pedir ao Facebook para encontrar utilizadores semelhantes, num recurso designado por Públicos Semelhantes, após criar um público utilizando as opções acima.
A especificidade das capacidades de segmentação do Facebook, aliadas à grande quantidade de informação que pode recolher sobre os interesses do seu utilizador, torna-o uma excelente opção publicitária.
Existem dois tipos de Anúncios de Facebook que poderá executar e cada tipo alcança um objetivo diferente para o seu negócio.
Com os Anúncios de Envolvimento, o objetivo da sua campanha é envolver o seu público ao encorajá-lo a tomar ações e a interagir com a sua publicação. O foco destes anúncios passa por obter informação sobre a sua informação e crescer e fomentar o seu público. Isto também o auxilia na aprendizagem sobre como enviar mensagens e conteúdo com o qual o seu público se conecta e poderá dar-lhe informação a fim de criar anúncios futuros. Com estas publicações, poderá nem sequer perceber à primeira que eles são anúncios, já que o seu intuito passa por se integrarem com as típicas publicações orgânicas com as quais interage.
Com os Anúncios de Resposta Direta, o objetivo da sua campanha passa por fomentar leads e vendas. Estes anúncios terão uma oferta e uma chamada para ação para “registar” ou “ligar agora” ou “clique aqui”. A oferta e a chamada para ação são dois componentes críticos para uma publicidade de resposta direta bem-sucedida. Estes anúncios são também excelentes caso esteja a tentar vender um produto específico ou a oferecer um novo negócio.
Primeiro, determine o porquê de estar a executar a campanha publicitária (exposição vs. resposta) e depois pode utilizar as opções de definição de objetivos do Facebook para garantir que alcança essa meta.
Tendo em conta o poder da plataforma de publicidade do Facebook, não deixa de ser surpreendente o elevado número de empresas que ainda não a utilizam ou, pelo menos, aquelas que o fazem incorretamente. Assim, se os seus concorrentes não estão a publicitar, ou se não estão a fazê-lo corretamente, e você por outro lado pode, poderá ganhar uma vantagem fantástica sobre eles e aproveitar uma oportunidade para conquistar negócios que de outra forma lhe passariam ao lado.
Ao atrair a atenção das pessoas, ao aumentar a consciencialização e ao envolver-se com o seu público, pode obter novos leads e clientes que investem e se tornam leais à sua marca. Caso contrário, esses clientes poderão acabar nas mãos dos seus concorrentes.
Rastrear o sucesso de qualquer campanha publicitária é extremamente importante. Permite-lhe medir o número de leads e vendas geradas diretamente pela sua campanha publicitária no Facebook.
O processo de configuração do rastreio de conversão do Facebook é simples e semelhante a outras redes de anúncios.
O primeiro passo é copiar o seu próprio pixel de rastreamento e adicioná-lo a cada página individual do seu website.
Assim que esse processo estiver completo, você tem duas opções para rastrear as conversões:
Se estes passos lhe parecem complexos, existe também a opção de enviar o código e as instruções por email ao seu programador. Para a maioria dos websites, isto deverá ser um processo fácil e sem problemas. 🙂
Independentemente daquilo que gasta na publicidade para o Facebook, a coisa mais importante é que saiba exatamente aquilo que está a conseguir com essa verba. Apesar de uma rede social ser um canal de negócios barato, poderoso e vital, por norma poderá ser difícil medir o ROI em relação ao tempo e recursos investidos para manter um forte perfil e comunidade. Contudo, com a publicidade de Facebook você pode ver claramente aquilo que gastou e os resultados conseguidos.
Dentro do Gestor de Anúncios do Facebook, você pode rastrear um grande leque de métricas de desempenho que irão ajudá-lo a medir o desempenho e o ROI. A informação que lhe é facultada inclui:
Ao adicionar meio milhão de marcas pagantes no último ano, o Facebook testemunhou um aumento de 43% na sua receita publicitária. Fica patente que algumas empresas estão a começar a acreditar na publicidade do Facebook. É uma delas ou permanece indeciso sobre se deve investir na plataforma?
Comments RSS Feed