Google Adword Pro

4 Sinais de Alerta que justificam a afinação da sua campanha Adwords

29 Dez , 2016  

Encare a publicidade no Google AdWords como se fosse proprietário de um automóvel.O que aconteceria caso ignorasse as luzes de aviso e não fizesse as revisões agendadas?

Eventualmente, o seu carro acabaria por avariar. Algo pararia de funcionar e provavelmente teria de gastar bastante para consertar um problema que poderia ter sido totalmente evitado caso tivesse cumprido o que estava planeado. Por outras palavras, ignorar os sinais de alerta e ser forçado a arranjar o automóvel sai mas caro do que ter o seu carro regularmente afinado.O mesmo se aplica à publicidade no Google AdWords.

 

AVISO : O AdWords não têm luzes de alerta para amadores (especialistas em desperdiçar dinheiro)

 

Atualmente tomamo-las como algo natural, mas os carros nem sempre se fizeram equipar com ferramentas de autodiagnóstico e luzes para idiotas que nos indicam onde está o problema.

Consegue imaginar como tudo seria se não houvesse uma luz para “verificar o motor” ou outra para o “líquido nos travões? Como ficaria a saber se o seu carro precisava de uma rápida afinação?
Provavelmente não conseguiria fazê-lo até que fosse já demasiado tarde, com o carro a ir abaixo no meio da rua. Felizmente, hoje em dia todos os carros vem equipados com várias luzes de aviso e você pode fazer a manutenção do seu sem precisar de ser um perito em mecânica.

Mas este não é certamente o caso do Google AdWords.

Não existem luzes de alerta especiais para amadores, que fiquem vermelhas quando as suas campanhas estão a ter um desempenho aquém do esperando, mostrando a necessidade de uma afinação. Por oposição, terá de fazer uma auditoria manual.

Neste artigo, compilo uma lista de verificação que destaca alguns potenciais problemas existentes nas suas campanhas. Utilize esta lista para saber se tem “luzes vermelhas” a piscar, indicando que a sua campanha precisa de uma afinação.

Lembre-se, custa menos afinar os seus anúncios do que ignorá-los e ter mais tarde de consertar uma campanha totalmente desajustada.

 

Alerta Nº1 – A Luz “Verificar Keywords”

 

 

O primeiro sinal de alerta encontra-se na sua lista de keywords numa campanha AdWords. A luz “Verificar Keywords” ficará vermelha, indicando um problema, caso qualquer uma das seguintes condições seja verdade:

  • Está a usar um critério de correspondência ampla que contém palavras-chave demasiado abrangentes ao invés de apostar na correspondência de frase ou exata. Isto reduz os índices de qualidade nas suas palavras-chave, dando origem a um anúncio com uma classificação baixa, um custo por clique elevado e vários cliques desperdiçados em pesquisas irrelevantes.
  • Está a utilizar um critério de correspondência que tem palavras-chaves demasiado abrangentes sem usar palavras-chaves negativas. Uma vez mais, isto faz com que obtenha fracos índices de qualidade, um anúncio mal classificado, CPC elevados e inúmeros cliques perdidos em pesquisa irrelevantes.
  • Todas ou quase todas as suas palavras-chaves estão incluídas num único Grupo de Anúncios. Isto conduz novamente a baixos índices de qualidade e uma baixa taxa de cliques por anúncio, pois os anúncios não são 100% relevantes para todas as palavras-chave no Grupo de Anúncios.

Se a sua luz “Verificar Keywords” estiver acesa, tome de imediato medidas para alterar os seus critérios de correspondência de keywords, adicione keywords negativas e reestruture os seus grupos de anúncios. Até corrigir este problema, a sua campanha de anúncios terá dificuldades em sair do meio da estrada.

 

 

 

Alerta Nº2 – A Luz “Verificar Anúncios”

 

 

O segundo sinal de alerta é o seu texto de anúncio. A luz “Verificar Anúncios” ficará vermelha, indicando um problema, caso uma das seguintes condições seja verdade:

  • Há apenas um único anúncio em qualquer Grupo de Anúncios. Isto significa que está a perder uma oportunidade de fazer um teste A/B para descobrir qual dos textos de anúncio funciona melhor. Ao testar múltiplos anúncios ao mesmo tempo, descobrirá aqueles que têm uma taxa de cliques e uma taxa de conversão mais elevadas, o que dará origem a um melhoramento dos índices de qualidade
  • Não está a usar as Extensões de Anúncios. Cada extensão de anúncio disponível deve ser usada sempre que apropriado, a fim de aumentar as suas taxas de resposta. Além disso, ignorar extensões de anúncio pode conduzir a fracos índices de qualidade, tendo em conta que o AdWords utiliza o desempenho das extensões de anúncios para calcular os seus Índices de Qualidade.
  • O texto de anúncio não encontra correspondência em todas as keywords do Grupo de Anúncios. Isto baixará os índices de qualidade tal como as taxas de cliques por anúncios, pois os anúncios não são 100% relevantes para todas as keywords no Grupo de Anúncios.

Se a sua luz “Verificar Anúncios” estiver acesa, tome de imediato medidas para adicionar anúncios aos seus grupos de anúncios, configure todas as extensões de anúncios apropriadas e reestruture os seus grupos de anúncios para que os seus anúncios sejam 100% relevantes em todas as keywords.

Ao corrigir as suas keywords e os seus anúncios, irá conseguir captar a atenção dos clientes ideais e exponenciará o número de visitas de potenciais clientes ao seu website.

 

 

Alerta Nº3 – A Luz “Verificar Páginas de Entrada” (Landing Page)

 

 

O terceiro sinal encontra-se no texto e o layout da sua página de entrada. A luz “Verificar Páginas de Entrada” ficará vermelha, indicando um problema, caso uma das seguintes condições seja verdade:

  • A sua página de entrada (landing page) é a sua página principal. Isto provoca baixas taxas de conversão pois as páginas principais (homepage) dos websites são demasiado vagas. Por exemplo, as páginas principais falam de todos os produtos e serviços oferecidos, apelando a todos os tipos de cliente. Por oposição, páginas de entrada com alta conversão estão especificamente compenetradas num produto ou serviço e apelam àquele substrato de potenciais clientes que procuraram a keyword para a qual está a fazer publicidade.
  • Está a usar uma página de entrada para mais de um produto ou serviço. Uma vez mais, isto fará com que tenha baixas taxas de conversão, pois o seu potencial cliente poder-se-á distrair ou pensar que a sua oferta não é tão relevante como as ofertas dos seus competidores, que são mais específicas.
  • A sua página de entrada não é 100% congruente com os seus anúncios. Isto provoca baixas taxas de conversão pois o seu potencial cliente não encontra a mesma oferta e o mesmo produto ou serviço prometidos no texto de anúncio.

Se a sua luz “Verificar Páginas de Entrada” estiver acesa, tome de imediato medidas a fim de criar uma página de entrada única para cada produto ou serviço que está a publicitar, e assegure-se de que o texto de anúncio da sua página de entrada é 100% congruente com os seus anúncios.

Por esta altura você está ciente de que as suas keywords, anúncios e páginas de entrada estão corretamente configuradas a fim de maximizar o seu investimento em publicidade. Contudo, ainda não acabámos. A única maneira de continuar a melhorar a sua campanha passa por rastrear os seus indicadores-chave de desempenho.

 

 

 

Alerta Nº4 – A Luz “Verificar Rastreamento” (Conversion Tracking)

 

 

O quarto e último sinal de alerta é o seu rastreamento de conversão. A luz do “Rastreamento de Conversão” ficará vermelha, indicando um problema, caso uma das seguintes condições seja verdade:

  • O rastreamento da Conversão AdWords não está configurado para os formulários web. Isto significa que você desconhece os momentos em que um potencial cliente clica nos seus anúncios para depois completar um formulário web. Assim, não haverá forma de otimizar as suas licitações a fim de aumentar os leads e eliminar os gastos supérfluos em palavras-chave de baixo desempenho.
  • A receita do rastreamento da Conversão AdWords não está configurada para os carrinhos de compras. Se você tem um website e-commerce, então é possível enviar automaticamente os dados de receita para o AdWords, para que possa calcular o seu retorno sobre o investimento para cada keyword. Se isto não estiver configurado, então não poderá otimizar as suas licitações a fim de aumentar as vendas e eliminar os gastos supérfluos em anúncios.
  • A Extensão de Rastreamento de Chamadas não está configurada. Isto significa que você não sabe quantos potenciais clientes estão a ligar para a sua empresa recorrendo ao número de telefone colocado no anúncio. Assim, não poderá otimizar as suas licitações a fim de ter mais chamadas deste género.
  • O rastreamento da Conversão de Vendas Importadas Offline não está configurado. Isto significa que você não está a rastrear as vendas e receita provenientes de potenciais clientes que clicam num anúncio, completam um formulário web, convertendo-se depois em clientes através de vendas por telefone ou presenciais. Assim, não poderá otimizar as suas licitações para ter mais vendas offline.

Se a sua luz “Verificar Rastreamento” estiver acesa, tome de imediato medidas para configurar o rastreamento de conversões por formulários web (e rastreamento de receita caso tenha um website e-commerce),a extensão de rastreamento de chamadas e o rastreamento da conversão de vendas importadas offline.

 

A Sua Campanha Precisa de uma Afinação?

 

Agora que completou os 4 passos supracitados, será que a sua campanha Google AdWords precisa de uma afinação?

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Entusiasta e apaixonado pelo mundo da estratégia digital. Consultor em várias empresas, com experiências académicas e profissionais em vários países. Dedica a vida a ensinar e aprender como se maximiza a presença online de pequenas e médias empresas, num contexto cada vez mais complexo.



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