Facebook Ads Pro

3 razões para utilizar o pixel do Facebook (e como configurá-lo)

31 Out , 2017  

 

 

Nesta publicação irei falar sobre aquilo que é o pixel do Facebook, o porquê de necessitar dele, como  configurá-lo e alguns exemplos sobre como poderá utilizá-lo para melhorar drasticamente o sucesso da sua publicidade no Facebook.

 

O que é o pixel do Facebook?

 

O Pixel do Facebook é um código que se instala no seu website, permitindo assim ao Facebook fazer o rastreio de quem entra no seu website através da rede social. Permite à plataforma ter conhecimento sobre as pessoas que estão no seu site, além de compreender quais são os dados demográficos, interesses e caraterísticas comportamentais dessas pessoas, dados esses, que serão utilizados para melhorar o alcance e desempenho dos seus anúncios.

Apesar de poder colocar em prática anúncios sem ter o pixel do Facebook instalado no seu website, possuí-lo é algo que lhe dá bastantes benefícios enquanto publicitário e permitir-lhe-á melhorar o desempenho dos seus anúncios, além de desenvolver Públicos Personalizados a partir dos visitantes do site ou, então, ter a hipótese de re-segmentá-los para aqueles que tenham previamente interagido com os seus anúncios ou com o seu website.

 

Otimizar as suas campanhas de Facebook para aumentar as conversões

 

As ferramentas de segmentação do Facebook podem ajudá-lo a chegar às audiências certas para os seus anúncios. O Pixel do Facebook pode prestar atenção às ações que as pessoas efetuam no seu site para que, assim, as campanhas de Facebook sejam mais eficazes e eficientes. Também pode ajudar a melhorar a segmentação através da identificação de novos clientes. Quando o pixel está instalado no seu website, o Facebook fica melhor equipado para mostrar anúncios àquelas pessoas que têm maior probabilidade de tomar ações que são importantes para si, seja ligarem-lhe, subscreverem um serviço ou visitarem o seu local de negócio.

 

Criando públicos personalizados

 

No Facebook, poderá criar anúncios utilizando os Públicos Personalizados (recorrendo à informação que as pessoas partilham nos seus perfis e os comportamentos que têm online). Pode também segmentar a partir dos Públicos-Alvo com base, por exemplo, na sua lista de email dos seus atuais clientes (pode carregar estas listas de emails de clientes para o Facebook e o Facebook depois combiná-las-á com os seus perfis). Por fim, pode utilizar a opção Públicos Semelhantes. Estes públicos são baseados numa modelação sofisticada que identifica as pessoas que partilham gostos, interesses ou caraterísticas semelhantes com os seus públicos atuais e cria um novo público semelhante, partindo do pressuposto que os anúncios para estes novos grupos de pessoas terão um desempenho igualmente bom – por exemplo, pode criar um público semelhante com base em todas as pessoas que visitaram o seu site. Mas, para fazê-lo, precisará de ter ativo o Pixel do Facebook no seu site.

 

Como obter o pixel do Facebook

 

O pixel do Facebook é criado no Gestor de Anúncios. No canto superior esquerdo do Gestor de Anúncios, clique nas linhas do menu. Isso abrirá o menu suspenso. Clique em Todas As Ferramentas na parte inferior.

 

 

 

 

Será aberto o menu completo de opções. Verá os Pixéis na categoria Ativos. Clique nela.

 

 

 

Clique em Criar um Pixel e depois em Criar.

 

 

O Facebook irá criar o código

 

 

E verá depois este ecrã:

 

 

Se têm conhecimentos técnicos, e se sabe como navegar nos bastidores do seu website, então clique em Instalar Manualmente o Código ou, se souber como utilizar o Gestor de Tags Google, e se este estiver instalado no site, pode seguir essas instruções.

Para a maioria das pessoas, a escolha certa é obter o código para dá-lo ao seu webmaster. Portanto clique na 3ª caixa que diz Instruções de Email para um Programador.

Adicione um destinatário de email à parte de cima:

 

Navegue para baixo e clique em enviar.

Assim que o seu webmaster ou programador web instalar o código deverá poder ver o Estado Ativo do pixel.

Como verificar o estado do Pixel

Dirija-se ao Gestor de Anúncios do Facebook e abra o menu suspenso situado ao lado dos Anúncios de Facebook. Depois Clique em Todas As Ferramentas na parte debaixo. Agora selecione Pixels na categoria Ativos. Se o estado estiver Ativo, o seu pixel foi corretamente instalado. Poderá demorar até 20 minutos para que o estado do seu pixel se altere após a instalação.

 

 

Se o estado estiver Ativo, o seu pixel foi corretamente instalado. Poderá demorar até 20 minutos para que o estado do seu pixel seja alterado após a instalação.

 

Se o pixel não estiver corretamente instalado notará que nenhum evento foi registado e ser-lhe-á exibida uma mensagem para concluir a configuração do seu pixel:

 

 

Assim que o seu pixel estiver instalado pode criar o seu primeiro público personalizado.

Dirija-se ao Gestor de Anúncios do Facebook e abra o menu suspenso situado ao lado dos Anúncios de Facebook. Depois Clique em Todas As Ferramentas na parte debaixo. Agora selecione Pixels na categoria Ativos da mesma forma como fez anteriormente.

 

 

 

Agora clique no botão Criar Público Personalizado.

 

 

 

O primeiro público personalizado que deverá criar é Todos os Visitantes do Website. Trata-se de um menu suspenso cuja cronologia padrão é de 30 dias. Pode alterar para 60 dias ou mesmo 180 dias se o seu website não tiver muitos visitantes. Se não tiver certeza, escolha 180 dias. Isto significa que, quando um visitante entrar no seu website, ele será incluindo neste público personalizado para os 180 dias. Agora escolha um nome para o seu público – pode apelidá-lo de “Todos os visitantes do website”, onde todos aqueles que visitarem o seu website podem ser adicionados à lista, clicando depois em Criar Público, e depois em Feito.

 

Após criar o público personalizado conseguirá selecionar esta planeia quando estiver a criar anúncios. À medida que cria o seu anúncio, verá o campo do Público Personalizado logo acima do campo das Localizações.

Quando clicar no campo Público Personalizado, um menu suspenso com todos os públicos que criou será então aberto. Se este for o seu primeiro público personalizado, verá apenas “todos os visitantes do website”. À medida que o tempo vai passando, este público crescerá cada vez mais e aqueles que visitarem o seu site serão adicionados ao público.

Agora pode continuar a construir o seu anúncio, selecionado filtros adicionais como localização geográfica, interesses, etc.

Ser capaz de criar um público personalizado com base nos visitantes do seu website é apenas uma das formas de utilizar o pixel do Facebook. Quer venha a usar o pixel imediatamente ou não, o melhor a fazer é tê-lo instalado, já que este reunirá dados em segundo plano até que esteja pronto para utilizá-lo.

 

3 Exemplos de como usar o Pixel do Facebook

 

Existem inúmeros métodos  para extrair valor do pixel do Facebook – segmentar os visitantes do seu website para públicos apropriados e promover conteúdo relacionado, produtos ou serviços para um deles.

 

– Promover Conteúdo Relacionado

 

Por exemplo, no blog, já escrevi conteúdos especificamente para  freelancer fotográficos.

Neste caso, ao utilizar o pixel, consigo criar um Público Personalizado composto somente por aqueles que visitaram uma das nossas publicações do blog dedicado ao negócio fotográfico. Se vendermos um curso sobre Anúncios de Facebook para freelancer fotográficos, ao utilizar este pixel, poderemos promovê-lo somente para quem leu e interagiu com essa publicação.  E essa é uma grande vantagem, pois permitirá que o seu anúncio seja lido apenas por uma audiência que já está predisposta a ouvi-lo!

 

– Segmentar aqueles que não foram convertidos na primeira tentativa

 

Talvez o seu objetivo esteja de certa forma relacionado com a conversão, como por exemplo o envio de um formulário ou um pedido de marcação a partir do seu website. Com o pixel instalado, poderá promover uma oferta especial junto de qualquer pessoa que já tinha visitado o seu website mas que não se tenha convertido, excluindo aqueles que já o fizeram.

 

– A Re-segmentação e o Ciclo de Vendas – Manter a perceção da marca

 

E, lembre-se, o ciclo de vendas para qualquer produto ou serviço poderá variar bastante, de 1 dia a meses. Com o pixel de Facebook instalado, poderá re-segmentar esses visitantes antigos com os anúncios atuais, ajudando assim a manter uma perceção de marca junto do seu público-alvo, mostrando-lhes os produtos ou serviços da sua empresa, e fazendo com que voltem posteriormente para efetuarem a conversão.

 

Portanto instale o pixel de Facebook agora!

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Entusiasta e apaixonado pelo mundo da estratégia digital. Consultor em várias empresas, com experiências académicas e profissionais em vários países. Dedica a vida a ensinar e aprender como se maximiza a presença online de pequenas e médias empresas, num contexto cada vez mais complexo.



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