Facebook Ads Pro

9 estratégias para reduzir a fadiga (e custo) dos anúncios no Facebook

22 Ago , 2016  

Se o Facebook é a sua ferramenta de eleição para criar campanhas de publicidade, saberá com certeza o frustrante que é, quando os anúncios começam a ficar indiciar fadiga na sua performance, certo?

Vamos imaginar um cenário. Na última vez que criou as suas campanhas, tudo estava perfeito; identificou perfeitamente o seu público-alvo, tem um produto que responde às necessidades do mesmo, os atributos visuais do anúncio são excelentes, o copy do anúncio é extremamente apelativo, pelo que está totalmente confiante na sua campanha! Não vai ser possível falhar!

No dia seguinte, começa a analisar os indicadores de performance das suas campanhas e faz um sorriso – tinha toda a razão – o engagement está excelente, está a conseguir captar a atenção da sua audiência.

Alguns dias mais tarde, ao aceder novamente aos relatórios de performance, o sorriso começa a desaparecer, a taxa de cliques ( CTR ) começou a baixar e o custo por clique a aumentar exponencialmente. Os resultados entraram em queda livre!

Neste momento a desconfiança começa apoderar-se de si, o “anúncio estava excelente, onde é que errei”? Se já alguma vez passou por esta situação, junte-se ao clube, todos nós já passámos por isto, várias vezes!

A razão de ser deste tipo de problema chama-se “ Ad Fatigue”, comummente chamada de fadiga dos anúncios – sim os anúncios também se cansam, principalmente se cansarem as pessoas que os estão a ver.

Para evitar esta situação, vou partilhar algumas das tácticas que pode (e deve) utilizar, para eliminarmos as noites de insónias e domesticarmos este monstro!

Qual é, então, a poção mágica para evitar a Fadiga de Anúncios?

 

 

1. Mantenha reduzida a sua frequência de anúncios

 

A menos que esteja a direcionar-se para um público de milhões de pessoas, o Facebook passado um determinado período começará a mostrar novamente os seus anúncios às mesmas audiências. Assim, alcançará uma elevada frequência de anúncios – o que significa que o mesmo utilizador poderá ver o seu anúncio  entre três a seis vezes. Como pode calcular, ver os mesmos anúncios vezes sem conta pode ser bastante incomodativo.

Quando as pessoas observaram os mesmos anúncios por duas vezes, a CTR (taxa de cliques) diminui cerca de 10%, mas quando observaram anúncios repetitivos por quatro vezes, a CTR é penalizada em 20%.

Então como se pode reduzir a frequência com que os anúncios são mostrados?
A melhor que pode fazer é manter as métricas sob observação. Ser-lhe-á útil saber quando a sua frequência de anúncios está próxima dos 2,5 e 3.

Para verificar esta métrica, vá ao gestor de Anúncios do Facebook, clique numa campanha e, na seção de relatórios, selecione o modo de visualização Publicação.

 

Frequency

 

Se a sua frequência de anúncios for superior a 3, a melhor solução passa por pausar os anúncios atuais e criar novos – com diferentes mensagens ou configurações. Ou, em alternativa, seguir as demais sugestões apresentadas neste guia.

 

 

2. Utilize diferentes posicionamentos de anúncios

 

Utilizar todos os posicionamentos Desktop, Móvel e Audience Network para o mesmo Grupo de Anúncios assegura um maior número de gostos e partilhas para cada anúncio individual.

Mas também conduz à auto-otimização do Facebook, fazendo com que todo o seu orçamento seja dirigido para o posicionamento com menor custo-por-envolvimento. Por exemplo, se os seus anúncios mostrados no Audience Network tiverem um custo-por-clique significativamente menor (o que por hábito acontece), o Facebook irá alocar uma maior fatia do orçamento neste posicionamento.

Existem dois problemas nessa situação:
1. Apesar de a frequência de anúncios do seu grupo de anúncios parecer relativamente baixa, ainda é elevada em relação ao posicionamento preferencial (por exemplo, encontra-se nos 1.4 para o desktop e 4.6 para o móvel).
2. O custo-por-clique menor não equivale a um custo-por-conversão menor..

Como evitar este problema:
Sempre que pretender utilizar múltiplos posicionamentos de anúncio, crie um grupo de anúncios individual para cada um deles. A ferramenta Power Editor dar-lhe-á a oportunidade de duplicar automaticamente os seus grupos de anúncios e atribuir um posicionamento diferente para cada.

 

3. Alterne os seus anúncios

 

Visualizar o mesmo anúncio todos os dias torna-se rapidamente incomodativo. Mas e observar um anúncio diferente da mesma empresa?

De acordo com a minha experiência, os melhores resultados são atingidos passados dois ou três dias após o início da campanha. De forma a minimizarmos a insatisfação do nosso público e reduzir a fadiga do nosso anúncio, deveremos criar o hábito de alterar os anúncios em de três em três dias (ou quatro em quatro).

Para combater a fadiga dos anúncios nas suas campanhas, crie regularmente múltiplos elementos visuais de anúncios para a mesma oferta de produto. Assim que uma frequência de anúncio se aproximar de 2.5, pause-o, e inicie a próxima variação de anúncio.

Alterne os seus anúncios a cada 3-4 dias para evitar a sensação de que está a oprimir o seu público com a exibição vezes sem conta dos mesmos anúncios. Utilize 3/4 variações de anúncios, são suficientes para começar.

• Utilize imagens gratuitas relevantes no contexto da sua mensagem – ao invés de criar um anúncio visual no Photoshop ou Illustrator, utiliza aquela boa velha combinação que assenta numa mensagem sobre o fundo de uma fotografia gratuita proveniente de um banco de imagens

• Brinque com o texto sobre as imagens – se está a utilizar uma mensagem nos seus elementos visuais de anúncio, experimente colocá-la da esquerda para a direita, de cima para baixo, etc.

• Remova o fundo – uma mensagem clara e simples, ou uma imagem do produto sem qualquer fundo, irá captar a atenção das pessoas, ao ser diferente de outros conteúdos apresentados no feed de notícias do Facebook.

 

 

4. Mude a cor de fundo dos seus anúncios

 

As pessoas reagem de várias maneiras a diferentes combinações de cor. A cor azul desperta uma sensação de acalmia e clareza; o amarelo faz-nos sentir felizes e otimistas, enquanto o verde é a cor da paz e frescura (pelo menos é o que especialistas do tema dizem).

Dependendo do estado de espírito atual de uma pessoa, ela interage com os seus anúncios de maneiras díspares. Alguém com um estado de espírito positivo poderá ignorar o seu design de cores escuras, enquanto uma pessoa agitada poderá sentir-se atraída para tons que despertem sentimentos tranquilos.

Após ter criado novos elementos visuais no anúncio, siga a regra anterior e comece a alternar os seus anúncios, mantendo a frequência abaixo dos 2.5.

 

 

5. Alterne o seu horário de anúncios

 

Creio que todos poderemos concordar num aspeto – ninguém gosta de ver os mesmos anúncios reiteradamente, todos os dias. Após vermos o mesmo anúncio três dias seguidos, todos nós ficamos com uma sensação de insatisfação. Uma maneira de evitar este problema passa por criar uma grande diversidade de anúncios, alternando-os manualmente.

Mas existe outro excelente truque para aqueles que estão constantemente ocupados com outras tarefas: Utilizar o agendamento de anúncios para mostrar os seus anúncios de diferentes formas.

 

Agendamento

 

O agendamento de anúncios é bastante fácil de configurar no Gestor de Anúncios do Facebook. Funciona ao nível do grupo de anúncios. Como tal, assegure-se de que coloca diferentes elementos visuais de anúncios em diferentes grupos de anúncios.

Ao utilizar a técnica de agendamento, pode direccionar um anúncio diferente para o seu público, a cada dia da semana. Se as pessoas observarem um anúncio particular uma vez por semana, não irão sentir-se entediadas e aborrecidas.

 

 

6. Melhore a sua oferta de valor

 

Já falámos bastante sobre o poder dos elementos visuais de anúncios mas… e as mensagens que você apresenta ao público?

Se está constantemente a utilizar a mesmíssima oferta de valor, está a perder todas as possibilidades dos testes A/B. Utilize diferentes ofertas de valor nos seus anúncios Facebook para combater o esgotamento de anúncios, mantendo assim as pessoas interessadas na sua proposta.

Pode também usar a publicidade de Facebook como a prova dos nove para a sua nova oferta de valor, a fim de verificar qual é aquela que funciona melhor.

 

 

7. Alterne o objetivo da sua campanha

 

Por vezes, a melhor forma de vender um produto passa por não vendê-lo de todo.Passo a explicar.

Já todos nós ouvimos histórias sobre os infindáveis benefícios do marketing de conteúdo. Ao fornecer informação valiosa e útil ao seu público, irá construir lentamente interesse e confiança na sua marca e produto.

Então porque não utilizar os anúncios de Facebook não só para vender mas também para estimular o relacionamento com os seus potenciais clientes?

Crie um e-book, partilhe publicações de blogs, ou ofereça algo totalmente distinto de forma gratuita. Todas estas atividades ajudam a construir uma consciência de marca, sem com que isso incomode as pessoas com mensagens de venda.

Ao variar as mensagens de vendas com conteúdo valioso, irá criar um compromisso a longo-prazo que se traduzirá em subscrições nos meses vindouros.

 

 

8. Alterne os seus grupos-alvo

 

Quão específico é o seu público-alvo atual? Está a tirar partido de todo o potencial dos seus diferentes grupos de público ou está simplesmente a dirigir os mesmos anúncios para todos?

A verdade é que um direcionamento para públicos mais segmentados pode aumentar significativamente a sua performance de anúncios (mantendo-se longe do esgotamento de anúncios). Para alternar os seus públicos-alvo, divida o seu grupo de público atual em setores mais pequenos.

Depois, alterne o seu grupo de público de cada grupo de anúncios após alguns dias, antes de as pessoas se sentirem exaustas por observarem os seus anúncios.

A técnica de alternância de público funciona melhor se você tiver um grande grupo de clientes potenciais, em que cada um deles tem interesses específicos e características que os diferenciam enquanto grupo separado.

 

 

9. Exclua pessoas que se tenham envolvido com os seus anúncios

 

Imagine que viu o mesmo anúncio em dois dias consecutivos. Então, decidiu clicar nele, com o intuito de se livrar do mesmo de uma vez por todas. Mas, não, o anúncio continua a surgir no seu feed de notícias do Facebook. Chato, não é?

Para evitar mostrar os anúncios a pessoas que já clicaram neles, utilizar este simples mas poderoso truque: Exclua as pessoas que já visitaram a página de entrada da sua campanha de anúncios.

 

 

Palavra Final:

 

Agora que já tem alguns insights, esperamos que a sua curva de aprendizagem aumente exponencialmente. Siga (pelo menos alguns) destes passos, e privilegie a qualidade das suas campanhas e evite que o seu dinheiro seja desperdiçado. Experimente!

 

 

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Entusiasta e apaixonado pelo mundo da estratégia digital. Consultor em várias empresas, com experiências académicas e profissionais em vários países. Dedica a vida a ensinar e aprender como se maximiza a presença online de pequenas e médias empresas, num contexto cada vez mais complexo.



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